lunes, 4 de junio de 2012

Adiós, España


¡Hola!
Como perceberam nas primeiras postagens, além de algumas noções básicas da língua espanhola, conhecemos alguns atletas olímpicos da Espanha.
O objetivo é conhecer os países de língua hispânica, sua cultura e costumes, um de cada vez.
A Espanha, localizada na Europa, é um país com muitas tradições.
É a terra do flamenco, da paella, das touradas. A propósito, por mais que você, assim como eu, considere esta última uma atrocidade contra os animais, abstenha-se de expor sua opinião a um espanhol. É indelicado desmerecer a tradição cultural de um povo, por mais absurda que ela nos pareça. Ainda mais quando somos os anfitriões.
Controvérsias a parte, a Espanha também é a terra natal de figuras de destaque no mundo das artes, desde pintores como Rubens e Picasso, arquitetos como Gaudí, escritores como Miguel de Cervantes, até os contemporâneos, como o diretor de cinema Pedro Almodóvar, os atores Antonio Banderas e Penélope Cruz, o cantor Alejandro Sanz e o bailarino flamenco Joaquín Cortez, dentre outros.
Além do material humano, a arquitetura e as paisagens das várias regiões espanholas encantam a quem as conhece. Os famosos cavalos da Andaluzia, a áurea mística que envolve Santiago de Compostela, a arquitetura de Barcelona, são somente alguns dos pontos que se destacam neste belo país.
A Seleção Espanhola de Futebol, “A Fúria”, como é conhecida, é a atual campeã europeia e mundial de futebol. Esperamos que na Olimpíada de 2016 o título mundial tenha mudado de mãos, na Copa do Mundo do Brasil. De toda maneira, há grandes chances de que o país europeu se destaque no tênis com Rafael Nadal e em várias outras modalidades.
Bueno, agora que já conhecem um pouco sobre a Espanha, vamos descer um pouco no mapa e nas próximas postagens o foco será o México, outro país de língua hispânica, na América Central.
Para nos despedirmos, lhes deixo com o bailado de Joaquín Cortez.

No hay comentarios:

Publicar un comentario